O que são Certificados Internacionais de Proficiência?
Falar um segundo idioma, hoje, é exigência em uma série de processos, desde o Enem até vagas de emprego. Em alguns desses casos, não basta saber: é preciso provar que sabe. É aí que entram os certificados de proficiência em línguas, oferecidos por diversas instituições que atendem a um mesmo padrão de exigência.
Para que servem os certificados?
O certificado em inglês ainda é o mais pedido, principalmente por universidades no exterior que oferecem intercâmbio, empresas que requerem uma segunda língua, ou mesmo escolas e institutos brasileiros que exigem a fluência no idioma.
Quem vai estudar fora do país (em faculdade), quase sempre precisa de um Certificado de Proficiência para provar que realmente fala e entende o idioma. Certificados de proficiência em inglês são um dos documentos indispensáveis para quem pretende estudar fora. Afinal, não só você precisará de um bom nível de inglês para o processo de aplicação, como precisará conhecer bem a língua em que as aulas são ministradas.
Quantas provas existem e qual a validade dos certificados?
Existem várias certificados de proficiência em línguas, vamos citar aqui as mais procuradas. São elas: KET; PET; FCE; CAE; CPE; IELTS; TOEFL; TOEIC (esses 3 últimos geralmente pedido por faculdades ou cursos técnicos) e o BULATS (para negócios). Os certificados da Cambridge têm uma validade vitalícia, ou seja, não há necessidade de renovação. Já o IELTS, TOEFL e o BULATS têm a validade média de 2 anos.
Como são as provas?
Em geral as provas avaliam suas habilidades em writing (escrita), listening (escuta), reading (leitura) e speaking (fala). Na maioria das vezes, todas as provas são feitas no mesmo dia, mas com um tempo específico para cada habilidade. O IELTS, por exemplo, dedica 40 minutos para compreensão auditiva, 1h para interpretação de texto, 1h para redação e até 14 minutos para conversação. Já o Toefl dedica de 1h a 1h20 para leitura, 1h a 1h30 para compreensão auditiva, 20 minutos para conversação e 50 minutos para redação.
Onde eu posso fazer as provas e quanto custam?
Para fazer as provas, basta procurar escolas que têm convênio com a Cambridge English. Os valores dependem muito da certificação que você quer, mas a média de valor é entre: R$400,00 à R$800,00.
Quais as vantagens de ter um certificado de proficiência em línguas com reconhecimento internacional?
Ainda em dúvida se deve ou não fazer uma prova pra obter um certificado internacional? Bom, aqui te damos algumas vantagens pra quem tem um. Como na própria pergunta sugere: Reconhecimento internacional. Caso esteja pensando em estudar em outro país que fale a língua inglesa, ter um certificado provando que você pode falar, entender e escrever no idioma deles só aumentam suas chances de ser aprovado, então já temos outra vantagem: Desenvolvimento acadêmico. Não só para estudo como para trabalho também, o que nos remete a diferencial no mercado de trabalho. Tanto aqui no Brasil quanto no país que deseja ir, um certificado internacional só impulsionará sua carreira. Ainda no campo da educação, caso esteja pensando fazer um intercâmbio, terá um aproveitamento maior.