Avançar para o conteúdo

Da para fazer intercâmbio  no meio da pandemia? 

Faz sentido pensar em intercâmbio  no meio da pandemia? Se você  já tinha o sonho de viajar para outro país e começar uma vida nova antes da pandemia provavelmente já se fez essa pergunta.  Como planejar uma vida nesse novo “normal” sem saber exatamente o que é esse “ novo normal” ? 

 

Se você já decidiu mudar de vida fazendo um intercâmbio na exterior com certeza já tem sua lista de prós e contras na ponta da língua (qualidade de vida  x  distância da família, custo de vida x média salarial ), afinal de contas  existe uma grande diferença entre fazer uma viagem para turismo e lazer  e programar uma viagem para começar uma vida nova. 

 

A pergunta que tem que ser feita nesse momento é : As razões que te fizeram decidir começar uma vida no exterior mudaram? 

 

Essa pandemia além de muitos desafios e prejuízos também nos obrigou  a repensar  nossas prioridades dessa forma, cada escolha que fazemos  agora  deve nos levar um passo mais próximo de nossos objetivos.

 

Todo intercâmbio seja  curto ou longo exige um certo  nível de preparação,  primeiro nos preocupamos com a parte financeira, depois  se vamos nos acostumar com uma nova cultura e  por fim como será a relação com nossos parentes aqui no Brasil. Separei 3 perguntas para te ajudar a pensar se um intercâmbio ainda faz sentido para você.

 

1- A pandemia afetou planejamento financeiro?

 

Primeiramente, vamos pensar de forma prática: O Dinheiro que você tinha separado para fazer intercâmbio foi afetado pela pandemia?  

A estabilidade financeira é a maior preocupação na hora de planejar o intercâmbio assim, é justo  se perguntar  como e se a pandemia  afetou seus recursos para encarar essa viagem tão esperada. Caso seus recursos tenham sido preservados ou pouco afetados  respire fundo e se faça as 2 perguntas seguintes.

 

2- A Pandemia afetou suas expectativas de morar no exterior? 

 

Depois da pandemia você ainda pensa em ficar no Brasil? Antes de tudo isso a busca por novas experiências e uma qualidade de vida que encontramos apenas em  países  como Canadá, Austrália  e EUA eram parte do seu plano. Você sente que esse sentimento mudou? Ainda  sente aquele friozinho na barriga quando assiste um vídeo sobre esses países? Fica  se imaginando em lugares diferentes quando vê fotos de pontos turísticos?

Se a resposta paras essas perguntas ainda são SIM  tenho que dizer que  o bichinho do intercâmbio te pegou de jeito e nao vai te largar tão fácil por tanto o jeito  é  colocar o pé na estrada.

 

3 – Como se sentiu com as diferenças culturais durante a pandemia?

 

Nos últimos 6 meses vimos  o mundo todo pensar e repensar estratégias para  que tudo voltasse ao normal e embora as informações  que chegam pela mídia devam ser pensadas com muito cuidado,  é possível ter uma idéia de como alguns países  estão lidando com toda essa crise desse modo é possível  imaginar se você se encaixa nessas medidas ou não. Com você se sente  em relação as informações  que  chegaram até você? Sente que prefere encarar essa pandemia aqui ou em outro país?  Acredita que os países para onde gostaria de ir estão mais alinhados  com suas expectativas em meio a esse caos? Novamente se a resposta é sim respire fundo e vá em frente  com seus planos  afinal toda essa crise é passageira. 

 

Em resumo, se você já  tinha um plano para realizar o sonho do seu intercâmbio antes da pandemia basta respirar fundo e analisar o quanto seu plano foi realmente afetado pela crise mundial. Não tenha medo de  seguir em frente com seu plano original depois de analisar de forma objetiva os impactos da pandemia. Lembre-se das razões que te fizeram tomar essa decisão de começar a vida  em outro país e boa viagem!